Unhas.

Como cuidar das cutículas?

Hoje vou falar um pouco pra vocês sobre alguns dos cuidados que tenho com as unhas. Pra não ficar um post tão longo, vou falar dos cuidados com as cutículas e em outra ocasião faço outro post com outras dicas!

Primeiramente, deixa eu perguntar uma coisinha: Quem de vocês tira a cutícula com alicate? Aposto que a maioria de vocês arrancam pedaços do dedo com aquele alicate afiado né? E se eu disser que o ideal pras unhas é NÃO RETIRAR AS CUTÍCULAS? Vocês me internam? kkkkkkk
Pois é, as cutículas são uma proteção, retirando-as (mais do que o necessário) abre-se porta para futuras infecções. Podem perceber que assim que saímos da manicure em volta da unha está inchado, vermelho, e por vezes dolorido, não é mesmo? E quando inflama fica até pior. Nós, brasileiras, temos o costume de retirar toda a cutícula, e isso até prejudica o crescimento da unha, elas tendem a ficar quebradiças. Isso praticamente não existe em outros países. Então porque não tomar esse hábito pra gente, se é algo tão benéfico?

Esmalte: Rosa Antigo – Ana Hickmann

Eu não retiro as cutículas há quase três anos, e posso dizer que foi uma das melhores coisas que fiz pro meu cuidado pessoal. Percebam na foto que minhas cutículas estão aí, mas bem calminhas, fininhas, sem cobrir a unha. E como deixar elas assim? Simples, hidratando!
No começo a hidratação tem que ser intensa, várias vezes por dia e todos os dias! Tem que ter paciência, porque elas vão ficar feias e grossas inicialmente. Depois, aos poucos, você pode diminuir a frequência de hidratação, eu por exemplo, hidrato uma vez ao dia. O segredo é fazer disso um hábito, como escovar os dentes!

ImageEsmalte: Capuccino – Risqué

Olhem como elas ficam bonitinhas no lugar! Eu utilizo normalmente algum creme paras mãos que contenha UREIA (qualquer um, vou testando), pois li vários dermatologistas dizendo que esse componente é maravilhoso para a hidratação das mãos, e se hidrata mão, hidrata cutícula, né pessoal?
Temos uns produtinhos bem legais e baratinhos pra nos ajudar! O primeiro que dou a dica é: o MIRA CUTICLE DA AVON.

Image

Ele dá conta do recado se passado várias vezes, é prático, e tem uma tampinha que você pode usar pra empurrar as cutículas delicadamente depois da hidratação. Pode ser usado com esmalte. O único ponto fraco dele é o cheiro que não me acostumo.

bepantol pomada

Sim, você não viu errado, é aquela pomada Bepantol mesmo. Gente, é até agora, dentre tudo o que usei para hidratação, o que mais fez efeito! É maravilhoso, perfeito. Mais uma utilidade pra essa pomadinha milagrosa! Só tem um inconveniente  a melequeira que faz. Por isso não é nada prático, não se pode usar na faculdade, colégio ou trabalho por exemplo (Sim, eu hidrato as unhas durante as aulas). Eu uso ele com esmalte ou sem, não interfere.

Bom, minha rotina de cuidados com as cutículas é essa, faço assim: Passo o creme nas cutículas, espero uns minutos, depois empurro com uma espátula ou palitinho delicadamente pra ela “soltar” da unha. Se tiver muita pele e quando eu empurrar algumas ficarem muito grandes, cobrindo as unhas, eu pego o alicate e corto de LEVE só a parte “revoltada” e nada mais do que isso. E depois passo o excesso de creme nas mãos. Alguns cremes não é bom usar com esmalte, pois o deixa sem brilho e descasca logo, mas isso só testando. É bom que você também descobre qual o melhor pra você. Ultimamente uso creme todos os dias e bepantol quando preciso de uma hidratação mais intensa.

Lembrem-se: Retirar apenas o excesso de leve depois de hidratar e empurrar: pode. Sair cortando loucamente toda a cutícula até doer: NÃO PODE.

O post está bem longo e vou parar por aqui, mas deixem as dúvidas de vocês nos comentários que terei o maior prazer em responder. Caso existam muitas dúvidas recorrentes eu faço outro post mais detalhado com a parte que ficou difícil de entender, ok? Se vocês seguirem as dicas, vejam como as unhas de vocês vão crescer mais forte e mais rápido, e me contem! Beijos, meninas! Espero que tenham curtido!

18 thoughts on “Como cuidar das cutículas?”

    1. É questão de costume! Quanto mais você tira mais elas crescem kkkk Mas se mesmo tirando, hidratar bastante já ajuda! 😀 Beijos e obrigada!

    1. Oi, Lílian, na sua cidade tem a marca granado? A cerinha pra cutículas deles é muito boa! A da fina flor também é uma ótima opção. E se não vende nenhuma das duas, como eu disse, qualquer creminho pras mãos serve, principalmente se tiver ureia!! Beijos!

  1. Adorei as dicas amiga, eu comecei esse desafio de não tirar mais cutículas, estou usando bastante do redutor de cutículas da Avon, vamos ver no que vai dar né? rs
    Beijos linda! ♥

    1. Essa pomada é milagrosa, né? Pra tudo o que você imaginar ele serve kkkkkk Olha aí, já arrumou uma serventia pra tua! 😀 Beijoss, volte sempre!

  2. Oiii eu ultimamente não tenho o hábito constante de tirar cutículas, só quando elas estão gritando, muito evidentes, aí vou lá e tiro só o excesso mas não fico tirando tudo, futucando não. Uma vez uma manicure detonou com os meus pés, fiquei umas 2 semanas sem conseguir andar direito, muita dor! Nunca mais! Nunca testei esse produto da Avon mas fiquei interessada, vou comprar pra experimentar.
    Bjs, Bruna.
    moranguinhuemake.blogspot.com

    1. É horrível, né? Eu sempre tive cutículas muito fininhas e toda manicure arrancava pedaço dos meus dedos! Ficava péssimo depois, ardendo, doendo, inchado, incomodando… pra mim esse hábito foi mudança total! Até porque estou dentro do hospital direto e não tenho mais a “porta de entrada” pras infecções que essas feridas costumavam abrir! Beijos!

  3. Amiga, você acredita que eu nunca tirei minhas cutículas?
    Sempre tive pouca, então resolvi nem mexer, já que não me incomodava mesmo.
    Adorei o post, boas dicas!
    Beijinhos sua linda.
    contornoperfeito.blogspot.com.br

Leave a Reply

